Diário de Gravidez – Reta Final

Julho chegou. 11 dias para a data prevista de parto. Um coração ansioso e repleto de amor me descreve no momento.

Achei que a gestação em si passou voando, principalmente depois das 20 semanas. Com criança pequena realmente não dá tempo de ficar contemplando a magia de gestar. O último trimestre passou absurdamente rápido, e foi bastante intenso!

Escolhemos o nome da nossa pequena depois de meses de debates! Antonella significa ‘de valor inestimável’, e é isso que ela é mesmo: nosso pequeno tesouro! 💎

Depois da escolha do nome, me senti ainda mais conectada com minha menina. Nas últimas semanas comecei a sentir culpa, por saber que em pouco tempo o Valente não terá mais minha atenção exclusiva. Ele, inclusive, regrediu no último mês em relação à hora de dormir. Não aceita mais o pai de jeito algum!

Se eu não colocar ele para dormir, ele faz um senhor escândalo, bem como se ele acorda de madrugada. Ele voltou a solicitar pelo menos uma mamada na madruga, apesar de eu não ter mais leite desde o sexto mês. Eu tenho tenho procurado acalmá-lo apenas ninando, abraçando e deitando com ele, mas nem sempre resolve e daí só a teta que salva.

Resultado é que ando toda torta e dolorida, pois metade da noite tenho que dividir a caminha com ele e com a pança! Eu amo dormir com meu crespo, o que me preocupa é simplesmente a logística de como acolher os dois sendo que ela vai demandar bastante de mim neste comecinho… Mas, como diz o pagode, ‘deixa acontecer naturalmente’ 😅 estou tentando não antecipar os problemas!

Últimos momentos como mãe dele apenas!

[Parando aqui pra pensar, ele quase não ficou doente neste inverno! Acho que o colostro está o ajudando com imunidade! ❤️🤱🏻 #teamteta]

Tivemos também episódios de agressividade da parte dele, como relatei em alguns posts atrás. Entendo que parte deste comportamento é típico da idade, mas no caso, o dele estava ultrapassando os limites do que é esperado e entendi que foi a reação dele à minha gravidez. Ele ainda está aprendendo a falar, então como não consegue se expressar verbalmente, passou a usar a força física. Busquei ajuda profissional e fui recomendada a uma organização sem fins lucrativos chamada Karitane. Durante 6 semanas recebi coaching sobre como abordar certos comportamentos , ele foi avaliado ao longo deste período e progredimos muito, tanto eu como ele. O programa foi fundamental para que a gente pudesse se preparar para a chegada da Antonella. Ele, inclusive, agora é que começou a interagir com a barriga. Não é todo dia, mas ele finalmente faz carinho, dá beijo. E a mamãe aqui fica toda besta, né? 😍

Estou com tudo pronto. Mala da maternidade arrumada, roupinhas lavadas, bercinho montado, bebê conforto instalado. Finalizei o trabalho no dia que completei 37 semanas e foi um alívio, eu estava muito cansada neste finalzão.

Segunda passada eu perdi o tampão, e desde então tenho procurado fazer ainda mais caminhadas do que já faço. Comecei a tomar os chás indicados pela midwife e tenho também comido tâmaras desde as 36 semanas para ajudar no afinamento do colo do útero, e é isso! Até o momento está tudo fluindo bem!

Quem espera, espera, então estou aqui a cada dia prestando atenção nos sinais que ela tem me dado… julho chegou e com ele, chega a minha Tonton! ❤️ obrigada, meu Deus!